OS QUATRO ELEMENTOS E OS SIGNOS DO ZODÍACO
Paracelso foi quem estudou e classificou primeiramente os elementais:
"Eles vivem em quatro elementos: os Gnomos, no elemento terra, as Ondinas, no elemento água, os Silfos (ou Silfides), no elemento ar e as Salamandras, no elemento fogo".
O ELEMENTO TERRA
A terra é o elemento sólido. Assim, ela possui muitas associações e significados. No nosso sistema solar, a Terra é o terceiro planeta a partir do Sol, o planeta onde vive a humanidade. Nesse aspecto ela também abriga o mundo da natureza, como na expressão "Mãe Terra". Mais especificamente, ela também é a massa de terra do mundo, distinta dos oceanos e da atmosfera.
Um outro significado da Terra é nosso mundo diário, em oposição a outros mundos hipotéticos, como o céu e o inferno, ou o reino das atividades do mundo material, oposto aos espirituais. "Terra" também é o fio neutro de uma instalação elétrica usado para conduzir a eletricidade a uma posição de potencial igual a 0.
Muitas vezes a valorizada substância de plantio, o solo, também é chamada de terra. , Finalmente pode significar a humanidade com um todo; portanto, aqueles aspectos mais naturais das pessoas realistas (com os pés na terra) ou mesmo brutos (para alguns), também são chamados de "grosseiros" ou mundanos (ligados à terra).
Sendo um dos quatro elementos, a natureza da terra proporciona muitas das associações acima. É um elemento extremamente sólido e resistente a mudanças. Entretanto, ela realmente contém vários tipos de minerais e de compostos, podendo ter características e composição bastante variadas de um lugar para outro. Mistura-se bem com dois dos demais elementos, ar e água, para formar o solo de plantio.
Na verdade, segundo as adequadas condições de drenagem, são necessárias grandes quantidades tanto de ar quanto de água misturadas com terra para existir vida vegetal. A terra não se dá geralmente com o quarto elemento, o fogo.
Signos de Terra
Os signos com símbolos da terra - cabra, touro, virgem - são realmente voltados para o plano físico e denotam sexualidade ou ausência dela. Cada um deles enfatiza diferentes aspectos dessa tendência, segundo sua qualidade, regente etc.
O signo cardinal de terra, Capricórnio, representa a terra na sua forma mais pura e básica. Orientado para o corpo e para a matéria. Capricórnio tem um vivo interesse no mundo dos objetos, do dinheiro, do sexo e dos símbolos sólidos do poder. Entretanto, existem muitos aspectos de Capricórnio, tantos que talvez nenhum possa ser considerado como típico. Capricórnio é estético, e também materialista; é muito ambicioso, mas também espiritual; é tecnocrata e prático, porém teórico também.
O signo fixo de terra, Touro, representa o elemento imóvel na natureza humana. O Touro é tipicamente teimoso e difícil de convencer, recusando-se a mudar de idéia em muitos assuntos; entretanto, também deseja a harmonia e, portanto, não é completamente intratável. O signo de Touro também exibe características procriadoras e nutritivas simbolizadas por Demétria, Gaia, Mãe-Terra ou Mãe-Natureza.
Evidenciando um grande amor pela beleza sensual, o signo de Touro enfatiza os aspectos mais terrenos de seu regente Vênus. Muitos valores taurinos podem ser considerados "profundamente humanos".
O signo mutável de terra, Virgem, é talvez menos físico do que os demais, mais flexível e mentalmente orientado pelas influências de seu veloz regente Mercúrio. Virgem é rápido e analítico, qualidades que parecem conflitar com outras características terrenas.
Entretanto, os virginianos também são extremamente confiáveis, orientados para o serviço e estáveis. Desejos profundamente sensuais podem ser revelados de forma mais secreta e seletiva. Pragmáticos ao extremo, os virginianos julgam os acontecimentos segundo os resultados.
A Personalidade dos Signos de Terra
As pessoas dos signos de Terra apreendem o mundo primariamente através do modo sensação. Como sua orientação é tão decididamente empírica, tendem a julgar a qualidade das coisas pelos sentidos da visão, da audição, do gosto, do olfato e do tato. Realidades tangíveis não têm maior significado para eles do que sonhos e fantasias. As pessoas de signos de Terra são pragmáticas e trabalhadoras, e acreditam que "o que vemos é o que obtemos".
Embora o que está aqui e agora possa ser o foco das pessoas de signos de terra, elas também tem grande capacidade de esperar e perseverar.
Por terem prática em "respirar fundo" em situações adversas ou abertamente combativas, são capazes de escolher o momento certo para atacar com toda força. Entretanto, também podem ser dadas à procrastinação. Assim, sua paciência, uma verdadeira fortaleza, pode enfraquecer caso se torne uma escusa para a inação.
As pessoas de signos de terra gostam dos prazeres da cama e da mesa, seja por razões de sensualidade, repouso, ou ambas. Suas exigências nessas áreas são em geral claras. Suas necessidades físicas gerais recebem usualmente grande prioridade, sejam expressas em esportes, sexo, culinária, cuidado dos filhos e trabalhos de criação ou manuais.
Em geral mais sensuais do que passionais, as pessoas de signos de terra gostam de contato físico e, muitas vezes, têm o sentido do tato bem desenvolvido. Muitas gostam de trabalhar com as mãos e são pessoas auto-suficientes, que preferem não pedir ajuda. Também podem ter dificuldade para aceitar ajuda, pois consideram mais fácil fazer tudos elas mesmas sem muito dircurso.
Embora as pessoas de signos de terra possam ser consideradas insensíveis, lentas ou conservadoras, são incisivas e econômicas no uso do tempo e, em geral, evitam ter de fazer algo duas vezes. Assim, como a tartaruga que cansa a lebre, podem acabar cruzando a linha de chegada primeiro.
O ELEMENTO AR
O ar é o elemento incorpóreo, gasoso. Por isso, tem muitas associações e significados correlatos. O ar tem uma denotação muito específica quanto à substância que respiramos, com uma composição química de 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e, ainda, pequenas quantidades de dióxido de carbono, vapor d'água e gases inertes. O ar também pode ter o maior e o menor significado específico da atmosfera que envolve a terra. O ar pode lembrar a respiração, mas também o vento (o alento da natureza). Quando as pessoas dão-se "ares" de protesto, elas o exprimem em voz alta e em público, portanto, o ar também tem conotações expressivas e reveladoras. Quando dizemos que há alguma coisa no "ar" queremos dizer que é externa e disseminada ou que não é fixa nem certa provocando-se não apenas incerteza, mas também expectativa. Dizem que as pessoas que "vivem nas nuvens" são felizes. Embora ter um ar de segurança possa ser um acréscimo, dar-se "ares" é decididamente negativo. A palavra "aéreo" tanto pode designar um estado de humor quanto uma pessoa leve e jovial ou excêntrica e extremamente especulativa (como ao "construir castelos no ar").
Sendo um dos quatro elementos, a natureza do ar proporciona muitas das associações acima. Embora seja extremamente estável na sua forma mais pura, sua composição se altera com o aumento da altitude e em espaços fechados, onde é utilizado por plantas e animais.
O ar pode ser considerado o elemento mais amistoso e necessário, misturando-se bem à terra e à água, sendo essencial para a existência do fogo.
OS SIGNOS DE AR
Os símbolos dos signos de ar - Gêmeos, Balança, O Aguadeiro, são mais direcionados para o conceito e menos literais do que, por exemplo, os símbolos dos signos de terra. Nenhum deles tem muito a ver com o próprio ar, mas têm significados secundários que sugerem despreocupação ou intelectualidade.
Libra, o signo cardinal do Ar, representa o ar em sua forma mais pura e básica. O signo de Libra é voltado para idéias e para a sociedade e possui um interesse vivo pelo mundo das pessoas, dos relacionamentos humanos e dos códigos sociais. Signo extremamente estético e sensual, regido por Vênus, Libra adora a beleza em todas as suas formas. Como a harmonia é tão importante para Libra, procura equilibrar pontos de vista, relacionar e analisar com imparcialidade. Libra preocupa-se com relacionamentos, especialmente casamentos e outras associações.
O Signo de ar fixo, Aquário, é regido pelo poderoso planeta Urano, que é capaz de dobrar o oponente mais forte, e Aquário igualmente busca derrubar barreiras à compreensão. Aquário pode ser inopinadamente rápido, às vezes errático, mas valoriza também a vida sem ansiedades nem preocupações.
Em seu desejo objetividade e no valor que atribui a verdade científica e universal, Aquário anseia pela nova era e pelo progresso da espécie humana.
Gêmeos, o signo do Ar mutável, dedica-se ao estudo de detalhes e de fatos e, ainda, da comunicação (o ar é o meio tanto para a fala quanto para outras formas de transmissão, como sinais de rádio e televisão). Mercúrio, regente de Gêmeos, é o mensageiro alado, cujo vôo alcança os céus. Gêmeos simboliza o princípio da dualidade, e, para os geminianos, significam a necessidade de encontrar um companheiro que possa ser a "outra metade". Gêmeos raramente sente-se completo em si mesmo, procurando estabelecer um vínculo de compreensão mútua, baseado no pensamento, na lógica e na expressão verbal. O signo de Gêmeos é considerado o mais mutável de todos os signos astrológicos.
A Personalidade dos Signos de Ar
As pessoas dos signos de ar compreendem o mundo basicamente através do modo pensamento. Para elas, idéias e conceitos podem ser mais reais do que tangíveis. Portanto, seguir um ideal surge naturalmente para as pessoas de signo de ar. Como a aparência e a direção são tão importantes, podem tropeçar em barreiras materiais e também cair em armadilhas lógicas de sua própria autoria.
As pessoas dos signos de ar são bastante sintonizadas com o mundo dos sentidos e, portanto, ficam facilmente irritadas ou aborrecidas com sons, cheiros e sabores levemente perturbadores.
Embora as pessoas de signos de ar possam realmente apresentar características sanguíneas, não levam tão longe a alegria e o otimismo. Elas também tem um lado extremamente negativo e crítico, que manifestam na ironia ou no sarcasmo amargo.Apesar de a maioria das pessoas dos signos de ar não serem totalmente intelectualizadas, muitos realmente gostam de resolver charadas, esclarecer mistérios, fazer jogos de palavras e outras formas de testar sua capacidade mental.
As pessoas dos signos de ar compreendem rapidamente, mas esquecem também com rapidez. Raramente guardam rancor por muito tempo e muito menos se agarram a relacionamentos desgastados, especialmente no campo do amor. São muitas vezes acusadas de sentirem emoções que não chegam a ser profundas, ou de serem borboletas que saltam de uma flor para outra. Sejam ou não verdadeiras essas acusações, a maioria das pessoas de signos de ar gostam de divertir-se de maneira natural e espontânea. Em geral mais passionais do que sensuais, acreditam que o toque é um ato de intimidade e acham difícil suportar demonstrações de emoção possessiva ou de sentimentalismo. No entanto, sua aparência externa fria e distante pode esconder sentimentos turbulentos.
ELEMENTO FOGO
O fogo é o elemento da combustão. Como tal, tem várias associações e significados correlatos. Em termos técnicos, o fogo se refere a uma reação química em progressão na qual são liberados calor e luz. Uma reação assim oxidante e exotérmica pode produzir enorme quantidade de energia. O Sol é a principal fonte de um tal poder ígneo e radiante e, do mesmo modo como a humanidade idolatrou o Sol, considerou o fogo como uma dádiva dos deuses para a manutenção da vida.. Entretanto, a capacidade de liberar o poder do átomo através da fissão e fusão nucleares demonstra o imenso potencial benéfico ou maléfico existente na liberação dos poderes da natureza. Como nos demais elementos, os vários significados do fogo ilustram suas associações positivas ou negativas. O fogo pode referir-se a sentimentos intensos e à sua demonstração. Incendiar pode significar a ignição de materiais inflamáveis ou a incitação das emoções das pessoas. Estar "afogueado" ou "aceso" refere-se a intenso entusiasmo, enquanto estar "sob fogo" significa estar sendo atacado.
Sendo um dos quatro elementos, a natureza do fogo leva a muitas das associações acima. Apesar de ser o único elemento que a maioria dos seres humanos cria praticamente todos os dias, é extremamente instável e precisa ser mantido sob controle rigoroso para maximizar sua utilidade.
Embora seja mágico e hipnótico para o homem, a maioria dos grandes incêndios é visivelmente semelhante, em geral diferindo apenas em intensidade ou grau, ou em como são alimentados em por fonte. O fogo reage explosivamente com o elemento ar e, na verdade, na maioria dos casos, não existe sem ele. Terra e água são opostos ao fogo, pois nenhum deles é capaz de mantê-lo e ambos têm capacidade de extinguí-lo.
SIGNOS DE FOGO
Os símbolos de signos de fogo, Carneiro, Leão e Arqueiro são dinâmicos por natureza e denotam um movimento irresistível. Entretanto, cada qual salienta aspectos diferentes dessa orientação, segundo sua qualidade, seu regente etc.
O signo cardinal de fogo, Áries, representa o fogo em sua forma mais pura e básica. Regido pelo planeta Marte, Áries é voluntarioso e impulsivo, interessado no mundo das ações, da animação, das realizações e da liderança. Áries é infantil por natureza e gosta de ser o centro de atenção. Por ser impaciente, gosta de tudo feito imediatamente; sendo insistente; não gosta que lhe neguem nada. O ardente e voluntarioso Carneiro age quando e da maneira que lhe apraz; sua natureza física é impetuosa e passional.
O Signo fixo de fogo, Leão, representa o brilho estável do Sol, seu regente. Se Áries é o fogo sem controle, Leão é o fogo controlado.
Leão é terno e criativo. Despreza a mesquinhez e a futilidade; é o gesto largo, o aspecto nobre exemplificado em sua natureza leonina. A confiabilidade inalterável, a coragem e a firmeza são características do signo de Leão.
O signo mutável de fogo, Sagitário, é freqüentemente apresentado apontando uma flecha para sua presa, mas, na verdade, o Arqueiro também dispara sua seta na direção de alvos filosóficos. Um terno carinho pelos animais caracteriza esse signo, apesar de simbolizar o caçador; de fato, o próprio Sagitário é um centauro, metade homem, metade cavalo. Sagitário é capaz de promover mudanças e também ter comportamento errante. Extremamente idealista, Sagitário valoriza a honra acima de tudo. A visão de Sagitário é voltada para a ética, portanto, a energia deste signo fogoso deve ser posta a serviço de empreendimentos amplos e nobres.
A Personalidade dos Signos de Fogo
As pessoas dos signos de fogo compreendem o mundo basicamente através do modo intuição. Palpites, apostas e fazer o que dá na telha em vez de se guiar por uma mapa caracterizam essa personalidade interessante e às vezes instável. Não é preciso dizer às pessoas dos signos de fogo quando devem agir, ou recomendar ler sobre o assunto em um livro, elas sabem. É mais freqüente serem guiadas por um sexto sentido, que raramente se enganam, exceto quando elas mesmas duvidam dele.
Assim, quase sempre saem-se melhor quando seguem seu primeiro impulso do que quando refletem demais. Preocupar-se pode ser especialmente destrutivo para sua visão positiva, minando sua geralmente grande autoconfiança.
As pessoas de signos de fogo têm uma profunda consciência de si mesmas. Muitas vezes criticadas por seu egoísmo, são egocêntricas, sem serem especialmente tolerantes consigo mesmas. Em geral, movem-se depressa demais para mimarem-se e talvez se aborreçam quando outras pessoas demonstram abertamente possessividade ou intimidade. Sua inclinação é mais sexual do que sensual e, como muitas pessoas de signos de ar, mais passionais do que sensuais. As pessoas de signos de fogo normalmente gostam da excitação dos esportes competitivos e de atividades físicas desafiadoras. Devido à sua natureza impulsiva, podem predispor-se a sofrer acidentes. A impetuosidade também é freqüentemente equiparada com um temperamento que reage à menor provocação. Embora os nascidos sob o signo de fogo tendam a demonstrar alto grau de imprevisibilidade, são bastante capazes de dedicar-se a um trabalho extenuante ou seguir uma programação durante anos, se necessário. Como integrantes da família, podem se extremamente leais e ardentes, mas se as coisas não derem certo, em geral são suficientemente honestos para admiti-lo.
ELEMENTO ÁGUA
A água é o elemento líquido ou fluido. Como tal, tem muitas associações e significados correlatos. Seu significado mais específico é , certamente, o de um composto químico de fórmula (H2O), essencial para a vida aqui na Terra. Como a água cobre a maior parte do globo, a maior porcentagem dos seres vivos, inclusive os humanos, é composta de água. Sua utilização como solvente é fundamental para transformar tons de sais em solução. Embora seja o único elemento capaz de apresentar em estado líquido, gasoso ou sólido, é, como o fogo, muito consistente nas diferentes situações. Na verdade, grandes quantidades de água são extremamente estáveis e, como a terra, não mudam rapidamente de temperatura. Água também pode referir-se à chuva ou a qualquer massa de água, salgada ou não. Quanto ao corpo humano, água pode referir-se à que bebemos, mas, ainda, a substâncias excretadas ou secretadas, como a urina ou as lágrimas. Folheando um dicionário descobre-se serem abundantes as expressões como: à prova d'água, queda d'água e marca d'água. Portanto, a água não é apenas um elemento onipresente, mas é, também, uma das palavras mais ubíquas. A água é um paradoxo. Embora resista à pressão, pode alterar drasticamente o seu estado, formando vapor ou gelo. Como Lao-tsé mostra com tanta eloqüência no Tao Te Ching, a água sempre busca o nível mais baixo, e entra nos lugares mais desprezados, mas dá vida a Dez Mil Coisas.
Apesar de submissa, a água pode desgastar uma pedra ou descobrir um caminho de entrada onde nenhum instrumento possa chegar. A água se mistura bem com dois dos demais elementos, a terra e o ar, compondo um bom solo para plantar com o primeiro ou nuvens e umidade com o último, todos essenciais para a vida. A água é uma calamidade para o quarto elemento, o fogo.
OS SIGNOS DE ÁGUA
Os símbolos dos signos de água, Caranguejo, Escorpião, Peixe (um crustáceo, um aracnídeo e um vertebrado aquático, respectivamente) precisam ser procurados em áreas ocultas, subterrâneas ou subaquáticas, não sendo vistos pelas maiorias das pessoas na vida diária. No entanto, cada qual realça aspectos diferentes desta orientação, segundo sua qualidade, regente etc.
O signo cardinal de Água, Câncer, representa o signo aquático da natureza na sua forma mais pura e básica. Preocupado com os sentimentos, Câncer é protetor para si mesmo e para os outros. Como o caranguejo, busca privacidade em seu próprio lar, sendo extremamente sensível à invasão. Além disso, é capaz de ações bastante agressivas e pode passar para o ataque em um instante. Seu regente, a Lua, governa não só as marés, mas tem também um profundo efeito sobre as emoções humanas. Tanto a Lua quanto o caranguejo simbolizam a vida do inconsciente.
O Signo fixo de água, Escorpião, demonstra o poder da água e o controle necessário para utilizar eficazmente esse poder. Escorpião é determinado e sabe como conseguir o que quer. Embora seja um signo social, ele tem ainda um aspecto muito pessoal. Plutão, o planeta regente de Escorpião, confere uma profunda expressão sexual e energias vulcânicas. A natureza fixa de Escorpião é demonstrada pela possessividade do signo e por sua inflexível recusa em desistir do que já conquistou. O reservado Escorpião ataca impiedosamente se for perturbado, mas pode também fazê-lo sem provocação.
O signo mutável de água, Peixes, às vezes é demasiado flexível e submisso. O encanto deste signo é inquestionável, como também o é sua atitude, introspectiva e muitas vezes profunda. A crença e o espiritualismo aparecem bastante na sensibilidade emocional de Peixes. Na verdade, as emoções de Peixes movem-se nas profundezas, como seu símbolo. Regido por Netuno, o signo de Peixes representa a solubilidade de toda a matéria na vastidão do oceano cósmico.
A Personalidade dos signos de Água
As pessoas de signos de água compreendem o mundo basicamente através do modo sentimento. As considerações emocionais muitas vezes assumem grande prioridade na sua vida diária.
Muitas pessoas de signos de água têm extrema empatia ou compreensão, portanto, sentem-se magoadas quando os demais não as retribuem. Sua sensibilidade a críticas e rejeição é muito grande. Conseqüentemente, são em geral capazes de saber quando alguém as aprova ou desaprova, antes de qualquer palavra ser dita.
As pessoas de signos de água têm uma sensibilidade natural para a necessidade dos outros. Assim, podem ser bastante convincentes, podendo usar as emoções dos demais para obter o que desejam. Como seus sentimentos são profundos, são, quase sempre, sérias e profundas. O humor tem um significado especial, não apenas por poder suavizar seu temperamento, mas devido à sua capacidade de dissolver barreiras entre as pessoas. Na verdade, reunir as pessoas em um ambiente cordial é uma alegria especial para os signos de água, que, normalmente, têm apenas alguns amigos íntimos.
As pessoas de signos de água podem ser extremamente sensuais tanto quanto as de signos de terra. Entretanto, sua sensualidade é de um tipo mais tranqüilo, fluido (embora apegado) sendo melhor quando não se torna demasiado exigente nem difícil. Em geral, tornam-se profundamente envolvidas em seus relacionamentos amorosos, tanto que freqüentemente têm dificuldade de se libertar.
Fonte: Mistérios Antigos
Nenhum comentário:
Postar um comentário