quarta-feira, 25 de julho de 2012

OS QUATRO ELEMENTOS


OS QUATRO ELEMENTOS
A natureza encerra diversos mistérios e são estes que vem poluindo as mentes dos imprudentes e despertando o interesse dos estudiosos e dos pesquisadores há diversos séculos, pois os elementos, nela contido, são os princípios básicos da criação e estruturação do todo o universo.

Desde a época dos Egípcios, dos Celtas, dosRomanos, dos Gregos e de outras civilizações animistas, os elementos da natureza foram divinizados e a eles associados vários deuses de onde se extraíram rituais e símbolos misteriosos com finalidades, muitas vezes heterodoxas, para benefícios próprios, de uma sociedade ou simplesmente com fins especulativos.
No século XVI, além de Paracelso, outros sábios estudaram os elementos da natureza, correlacionando com os elementais, entre elesChristian Rosycross; diz a lenda que após três anos em Damcar, empreendeu uma viagem a Fez, onde se pôs em contato com os chamados "Seres Elementais" os quais lhe revelaram seus mistérios e segredos. Posteriormente fundou a "Fraternidade Rosa-Cruz".
Recentemente, no século XIX, tivemos os estudos de Eliphas Levi, que costuma ser considerado como o mago mais destacado de sua geração. Levi estudou as teorias de Paracelso sobre a Luz Astral, que impregna a totalidade da natureza e sobre o microcosmo e o macrocosmo. Os elementos contidos na natureza podem e devem ser usados pelos magos nas invocações de seres elementais ou de outros espíritos, segundo ele, "a vontade humana é uma força tão real como a do vapor Nas últimas décadas do século XIX, vimos com destaque as obras de Helena P. Blavatsky, que mesmo enfrentando críticas e preconceitos na época, fez estudos minuciosos sobre todas as formas de cultos e sobre a existência dos conhecimentos ocultos e esotéricos, inclusive sobre todos os reinos da natureza. Abordou o tema sobre os elementais de uma forma própria, colocando-os como "espíritos" bons ou maus, ligados aos elementos e sujeitos às leis universais do positivo e do negativo.
“A influência da NATUREZA sobre nós é muito maior do que você imagina, e o distanciamento dela ou a pouca consciência que você tenha de alguns processos pode lhe trazer alguns incômodos físicos, mentais e emocionais que nenhum tratamento consegue explicar e resolver.
O que você tem que lembrar é que fazemos parte da NATUREZA...é só se olhar no espelho, somos como a maioria dos bichos...peludinhos, instintivos...e todos os fenômenos que acontecem lá fora, também acontecem dentro de cada um de nós. Por exemplo, a manifestação dos 4 ELEMENTOS na NATUREZA (fogo, terra, água e ar).
Uma semente necessita de terra, água, ar e luz solar (fogo) para se manifestar e florescer. Você funciona da mesma forma, ou seja, necessita estar equilibrado com os 4 elementos para seu temperamento reagir de forma plena e equilibrada.
Os quatro elementos (Terra, Ar, Água e Fogo) são divididos em dois grupos. O Fogo e o Ar são considerados ativos e a Água e a Terra passivos. Essa divisão se assemelha aos dois grupos da filosofia chinesa: yin representa Água e Terra e yang o Fogo e o Ar.
Os signos da Água e da Terra são mais introspectivos, cautelosos e ponderados. Já os signos do Fogo e do Ar não têm tantas reservas e se expressam socialmente com menor precaução.
Os elementos também foram divididos nas qualidades quente, seco, úmido e frio, a incorporação de uma teoria grega muito antiga, que posteriormente deu origem aos quatro temperamentos da medicina antiga: colérico (quente e seco), sanguíneo (quente e úmido), melancólico (frio e seco) e fleumático (frio e úmido).
Quente e Frio dizem respeito à quantidade de energia: alta ou baixa, respectivamente.
Seco e Úmido falam da capacidade, talento ou interesse maior ou menor em criar ou desfazer conexões

O Elemento FOGO
Qualidades: Quente e Seca
Energia alta, rápida e grande talento para desfazer conexões.
Não há quem não saiba o quanto o Fogo é de extrema necessidade para o homem. Aquece seu alimento, sua casa e oferece conforto. Porém é também um elemento perigoso se estiver fora do nosso controle, podendo causar danos irreparáveis. Em outras palavras, o elemento Fogo na astrologia representa a força do espírito. É o desejo da vida, a vontade de ser. Para os signos de Áries, Leão e Sagitário isto significa pressa, impaciência, ação individual, esperança, confiança em si próprio, paixões, desejo de vencer e honestidade. Os signos de Ar abanam as chamas do Fogo, fornecendo-lhes novas ideias, o que torna esses dois elementos compatíveis.

O Elemento TERRA
Qualidades: Fria e Seca
Energia concentrada, lenta e grande talento para desfazer conexões.
Touro, Virgem e Capricórnio compõem o elemento Terra. São signos providos de muita paciência e autodisciplina, capazes de alcançar seus ideais com muita persistência. Esses signos tendem a confiar mais no raciocínio prático do que nas inspirações. Os signos deste elemento podem ser bastante cautelosos e convencionais, fazendo-os duvidar das pessoas com mente ágil. Suas principais características são: aplicação, concentração mental, esforço e espírito conservador. Acima de tudo, esses signos devem se preocupar mais em observar o mundo invisível, o mundo que não possui a forma concreta da Terra.

O Elemento AR
Qualidades: Quente e Úmida
Energia alta, rápida e grande talento para estabelecer conexões.
Todos os seres terrestres estão conectados, pois todos respiramos o mesmo ar. Isso faz com que esse elemento se torne coletivo. Pessoas com o signo de Gêmeos, Libra e Aquário compõem o elemento da mente, geralmente se adaptam com facilidade e são muito curiosos. Enquanto os signos de Fogo desejam algo, os de Ar idealizam as coisas imateriais. Possuem uma maneira impulsiva de agir, sentimentos artísticos, preferência pelas mudanças objetivas e tendem à distração. Esse indivíduo pode caminhar na neblina, sem saber como aplicar suas energias, ou pode ter sua mente tão clara como o ar antártico.

O Elemento ÁGUA
Qualidades: Fria e Úmida
Energia concentrada, lenta e grande talento para estabelecer conexões.
Assim como a Terra, o corpo humano é composto 70% de Água, o que nos leva a crer na importância vital deste elemento. Também é conhecida como solvente universal, ou seja, é capaz de dissolver mais substâncias que qualquer outro líquido conhecido por nós. Na astrologia, a Água pode ser simbolizada pela alma ou a emoção. Câncer, Escorpião e Peixes levam consigo as características deste elemento, o que significa sua sensibilidade e vulnerabilidade tão marcantes. Por isso, se não controlam suas reações emocionais acabam passando por frequentes instabilidades interiores.

FONTES: Portal Angels e Casa do Aprendiz






Nenhum comentário:

Postar um comentário